galinhas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Ovos brancos e vermelhos não possuem diferenças nutritivas, mas os preços no mercado são distintos


Produção de ovos de galinha

Os ovos, para serem considerados de boa qualidade, devem ser grandes, ter casca resistente, alta qualidade interna e capacidade de pigmentação da gema. Tanto o ovo de cor branca como o de coloração vermelha apresentam a mesma condição nutritiva. A preferência de alguns consumidores pelos ovos vermelhos se deve apenas ao aspecto visual, assim como a preferência pela gema cor amarelo escuro ou alaranjado. Para que o produtor consiga uma coloração mais viva da gema, basta acrescentar pigmentantes na ração. Saiba mais sobre formas de produção e comercialização de ovos.

O ovo vermelho é mais valorizado no mercado, o branco também tem boa saída, mas seu preço é menor. Nesse caso, cabe ao avicultor pensar sobre o objetivo do negócio e, que mercado quer atender ofertando mais produtos. Uma dica é verificar na sua região, qual tipo de ovo tem maior saída. Após essa análise, outra decisão precisa ser tomada. Qual raça de galinhas poedeiras criar?

Não existe muita diferença no manejo entre a poedeira branca e vermelha, as de linhagens que produzem ovos vermelhos consomem mais ração, mas o ovo tem melhor preço no mercado, portanto, cabe ao avicultor pesquisar e decidir qual a melhor opção.

O curso “Galinhas Poedeiras – Produção e Comercialização de Ovos”, elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas, mostra todo o processo de criação de galinhas poedeiras, até a fase de recria. A coordenação técnica e científica deste trabalho ficou a cargo do médico veterinário professor Júlio Maria Ribeiro Pupa, mestre e doutor em avicultura e suinocultura pela UFV – Universidade Federal de Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário