galinhas

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Como projetar um galinheiro



Galinheiros podem ser feitos do jeito que preferir

Um galinheiro é um viveiro para galinhas com poleiros, poedouros e uma área livre para que elas percorram. Há galinheiros de tamanhos e formatos variados, que podem ser feitos de madeira recém-serrada ou sobras de madeira encontradas na garagem. Saber com o que você terá de trabalhar e entender as necessidades das galinhas fará com que projetar o seu próprio galinheiro se torne muito mais fácil.
Nível de dificuldade:Moderadamente desafiante
Outras pessoas estão lendo
Como desinfetar galinheiros com alvejante
Como conseguir plantas de galinheiros de graça

Instruções

1
Conte a quantidade de galinhas, para determinar o tamanho total do galinheiro. Galinhas grandes, como as brahmas, precisam de aproximadamente 3 m² de espaço da área livre e 60 cm² de espaço interno por galinha. Galinhas poedeiras, como a rhode island red e as legorne, precisam de aproximadamente 2,5 m² da área e 45 cm² a 60 cm² do galinheiro, cada uma. Galinhas garnisés precisam de 1,2 m² da área e 30 cm² de espaço interno por galinha. Multiplique a quantidade de galinhas pelo espaço apropriado requerido. O resultado será a área mínima necessária para que elas tenham condições de vida saudáveis, espaço suficiente para se exercitarem na área livre e lugar para construírem seus ninhos e empoleirarem-se dentro do galinheiro.

2
Rascunhe um esboço da área útil do galinheiro, para então fazer a escala a lápis em papel milimetrado. Essa área representa apenas o espaço do chão e da área livre do galinheiro. Considere a futura localização e modele um galinheiro que se encaixe no local escolhido e ainda seja grande o suficiente para conter todas as galinhas. Quadrados e retângulos são simples de criar, mas um galinheiro também pode ser hexagonal, ter forma de “L”, ou um formato mais criativo; portanto também considere as habilidades do construtor ao projetar a configuração geral do galinheiro.

3
Acrescente a altura ao projeto. Galinheiros com área externa são mais fáceis de limpar, mas precisam ser altos o suficiente para que a pessoa mais alta a cuidar do galinheiro possa ficar de pé dentro dele. Celeiros mais baixos são mais fáceis para mover, mas alcançar as galinhas ou alimentá-las poderá se tornar mais difícil. Além disso, o galinheiro deve ser alto o suficiente para que um poleiro seja colocado aproximadamente 90 cm acima do chão e ainda deixe ao menos 4 m acima do poleiro para as galinhas.

4
Acrescente um teto ao galinheiro. Um teto sólido na área do galinheiro manterá o espaço interno limpo e seco. Um teto sólido ou de arame para a área livre manterá predadores afastados e guardará as galinhas dentro do espaço. Um teto sólido protegerá as galinhas contra sol ou chuva. Escolha que estilo de teto cobrirá o galinheiro e a área livre e adicione os detalhes ao projeto.

5
Acrescente paredes, ventilação e um piso ao galinheiro. As paredes deverão ser sólidas, para a segurança. Pequenas aberturas semelhantes a janelas cobertas por uma tela metálica fornecerão a ventilação. O piso poderá ser sólido ou de arame. Piso sólido precisa ser coberto por material descartável, como raspas de pinho, para apanhar os dejetos. Dejetos caem através de um chão de arame para a área abaixo do galinheiro. Se optar pelo chão de arame, certifique-se de que essa área inferior seja acessível para limpeza.

6
Acrescente um poleiro que esteja 90 cm acima do chão e ao menos a 4 m de distância do teto. O poleiro é um compacto de madeira de aproximadamente 45 cm a 60 cm, ou um galho de árvore que alcance a largura do galinheiro, onde as galinhas dormem à noite.

7
Acrescente poedouros ao lado interno do galinheiro ou adjunto ao lado de fora, porém com acesso do interior. Você precisará de um poedouro para cada três ou quatro galinhas. Projete um poedouro aproximadamente uma vezes e meia maior do que as galinhas. Certifique-se de que poderá acessar o poedouro facilmente, ao adicionar um teto que se erga até as caixas do lado de fora do galinheiro, ou colocando os poedouros próximos de uma porta, se estiverem no interior.

8
Acrescente uma ou mais portas ao galinheiro. As galinhas precisam de uma porta para acessar a área livre e você precisará acessar o galinheiro para limpá-lo e recolher ovos.

9
Acrescente paredes de arame e o acesso para área livre. Malhas de arame menores, como telas metálicas de 2,5 cm, são suficientes para manter as galinhas dentro e os predadores fora. Acrescente uma porta na área livre para que você possa limpá-la e colocar comida e água todos os dias. Uma área grande pode precisar de suporte adicional para prender a tela metálica e sustentar o teto.

10
Acrescente fechaduras em todas as portas que conduzem ao lado de fora do galinheiro para prevenir que predadores hábeis consigam abri-las e alimentem-se das galinhas.

11
Acrescente uma barreira ao redor da base do galinheiro para prevenir que predadores cavem por baixo. Uma boa barreira seria uma tela metálica de 15 cm enterrada no chão ao redor da base do galinheiro, para prevenir escavações.

8 comentários:

  1. Preciso de uma planilha para calcular os custos de minha produçao de ovos ,alguem tem pra compartilhar comigo?

    ResponderExcluir
  2. A cobertura do galinheiro pode ser de metalon?

    ResponderExcluir
  3. A área de 60 cm2 é equivalente a um quadrado com menos de 10 cm de lado. Será suficiente para acomodar a ave?

    ResponderExcluir
  4. Um galpão de 15 metros de comprimento por 10 de largura dar pra comportar quantas galinhas?

    ResponderExcluir
  5. Olá. Estou começando a criar galinhas poedeiras. O local que elas ficam é cimentado. Há a necessidade delas ficarem na terra para poderem "ciscar"? Existe a necessidade de ter um galo? Eu não quero criar pintinhos, quero apenas ovos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não quer pintos não será necessário ter a presença do galo.

      Excluir
  6. Tenho galinhas caipiras criadas soltas, quero construir um galinheiro para poder aproveitar mais os ovos . tenho 30 galinhas . que tamanho devo construir um cercado e galinheiro

    ResponderExcluir